google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Terence Stamp





eu vi o Terence pela primeira vez num filme chamado "O Colecionador" 1965 dirigido por William Wyler e com Samantha Eggar. eu adorei o filme e, é claro, o Terence, no papel de um inesquecível colecionador de borboletas e belas garotas. depois eu vi "Modesty Blaise" 1966 de Joseph Losey (um dos meus diretores prediletos) com a Monica Vitti (maravilhosa) e Dirk Bogard (fantástico) "Longe Desse Incensato Mundo" 1967 dirigido por John Schelesinger com Julie Christie (bela) e Peter Finch. "Poor Cow" 1967 dirigido por Ken Loach, esse eu vi quando fazia a programação da meia noite do cine Paz em ipanema. vi na cabine da produtora e exibi. não me lembro de nada do filme mas afinal tinha o Terence né? finalmente veio o visitante de "Teorema" 1968 de Pasolini quem resistiria a um anjo assim? eu vou rever "Teorema" tenho medo do filme ter envelhecido. acontece as vezes de ter amado um filme na primeira vez e detestar na revisão anos depois. aconteceu isso com "Blow Up" do Antonioni. amei quando vi na época e achei hiper cansativo na revisão. o filme envelheceu muito. perdeu o sentido, o vigor. para mim, pelo menos. ainda vi "Superman" 1978 dirigido pelo Richard Donner e com um elenco milionário num filme bobão. e finalmente "Priscila, A Rainha do Deserto" 1994 dirigido por Stephan Elliot. com que classe e glamour o ator interpreta uma trans envelhecida que fez sucesso nos seus tempos de "Les Girls". eu acho que o Terence é um dos atores mais discriminados e injustiçados do cinema. acho que sua condição de homossexual assumido contribuiu para isso. agora revendo a filmografia do ator li sobre um filme chamado "O Estranho" 1999 do Steven Soderbergh que eu não vi mas, que segundo a critica Soderbergh teria em mente a representatividade do ator na história do cinema, concordo em gênero, numero e grau.
quero ver correndo esse filme que, inclusive, traz cenas de "Poor Cow"

Um comentário:

Fabrício disse...

eu lembro dele de priscila, acho que ele fez bem em ser assumido. hj os atores só fazem isso depois de estarem ricos e qndo fazem.

A sence