google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

sábado, 18 de setembro de 2010

Derek Jarman - Sebastiene




se eu ainda não estou completamente ga ga, não que nem a Lady, mas esclerosado de vez, lembro que tinha um pequeno cinema em Paris, embaixo do Beauborg onde eu vi Sebastiene. eram 11hs da manha e eu na fila. aliás na fila não. eu parado na bilheteria do cinema esperando a mesma reabrir. o tal cineminha passava filme se não me engano 24hs por dia, filmes diferentes. mas essa seção era as 11hs. então tinha que espera a sessão anterior terminar e sair todo mundo por que o filme era outro. vi no jornal e la fui eu achando que nem ia conseguir entrar. mas não tinha ninguém. um pouco antes de abrir a bilheteria sinto uma presença atras de mim. finalmente uma fila, pensei. era o Rubens Ewald. só eu e ele embaixo do sol de Paris em frente a uma bilheteria fechada. mas eu não queria e não podia perder a oportunide de ver aquele filme. vimos juntos com pipocas, refrigerantes e chocolates. eu e ele. ele e eu. eu amei o filme. nunca tinha visto um nu frontal masculino no cinema. pelo menos não com tanta delicadeza e vigor ao mesmo tempo. interessante que eu ja tinha ouvido falar dessa versão gay de Sebastiene. que o militar, que anteriormente era o favorito do imperador e da corte, tinha sido enviado para a fronteira mais longinqua do império quando, convertido ao cristianismo, recusou seus favores ao imperador. no exílio o mesmo aconteceu com o capitão que enfurecido ordenou que ele fosse flechado. é um filme dificil de se ver. árido como a paisagem que o cerca. e além de tudo as poucas falas são em latim. dizem que o Derek quis assim por que ele achava que iam fioar ridiculos os diálogos do filme. nada é ridículo no filme. é um filme belo, poético. depois de ter visto Sebastiene assisti todos os filmes do Derek, que eu não conhecia. inclusive o perturbador "Blue" antes de morrer Derek declarou em alto e bom som que queria ser esquecido. como? seus filmes estão aí e mostram o quanto vivo ele permanece na nossa memória.

2 comentários:

Fabrício disse...

obaaa blog novo e de filmes, sucessos nesse novo blog Sergio.
baixei Fale com Ela, vou ver amanha
bjs abçs

Dioni Rodrigues disse...

seu blog ta excelente, quanta coisa boa vc tem pra escrever.
continue por favor! ótimas historias.
quando fizer um banner me avise pra eu postar no meu blog .

abraço

A sence