google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

sábado, 18 de setembro de 2010

Cahiers du Cinéma

É uma revista francesa sobre crítica do cinema, fundada em 1951 por André Bazin, Jacques Doniol-Valcroze e Joseph-Marie Lo Duca. A revista surge quando alguns críticos e escritores de cinema da época decidem expressar suas idéias e se tornar diretores.
Se trata, na verdade, de uma união entre a originária revista intitulada Revue du Cinéma e a participação dos membros dos cineclubes parisinos: Ciné-Club du Quartier Latin e Objectif 49 (no qual contribuiam nomes como Bresson, Cocteau and Alexandre Astruc, entre outros). Nesta união, foram somados à equipe de edição (que era inicialmente composta por Éric Rohmer e Maurice Scherer) outros colaboradores: Jacques Rivette, Jean-Luc Godard, Claude Chabrol e François Truffaut.
Estes jovens colaboradores estavam recém incursionando à direção de filmes nos fins dos anos 50, depois de ter desempenhado a profissão de roteiristas durante os anos anteriores.
Desde 10 de maio de 2007, esta revista, que já conta com edições em vários idiomas, é editada também na Espanha (em espanhol) pela Caimán Ediciones.

Nenhum comentário:

A sence