google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Filmes Épicos


segundo o Aurélio, que antigamente chamavam de o pai dos burros, a palavra épico sigmifica: adj. Que descreve em versos os feitos heróicos: os poemas épicos de Homero. / Próprio da epopéia: estilo épico. / Extraordinário, memorável: proeza épica. esse é o significado da palavra. mas um filme épico deveria ter esse título por algo mais que uma fantasia carnavalesca representando romanos,  gregos ou troianos. concordam comigo? deveria existir uma diferença entre filmes épicos e filmes de época. voces não acham? mesmo assim não é qualquer máscara ou capa jogada em cima de um ator que deveria ser chamado filme de época. eu cresci com hollywwood e depois com  os italianos me dizendo como era naqueles tempos d´antanho. como se vestiam e se comportavam. quando cresci e estudei a história da arte entendi que não era bem assim como eles mostravam nos filmes. que o buraco era bem mais embaixo. são muitos os filmes de época , bem realizados, mas eu destaco "A Época da Inocência" 1993 do Martin Scorcese, é lindo ver a reconstituição da Nova York  do fim do século de XIX com suas ruas cheias de barro e esgoto a céu aberto. (isso sem falar numa Michelle Pfeiffer deslumbrante que já valeria o ingresso) tanto os filmes épicos italianos quanto os made in hollywood não são fiéis. os figurinos são idealizados de acordo com o gosto pessoal do diretor de arte e do diretor  do filme. isso quando não tem a colher da mulher, da tia e da avó do produtor. para mim filme épico é "E o Vento Levou" 1939 de Victor Flemming, "Doutor Zhivago" 1965 de David Lean "Passagem para a Índia" 1984 também do David Lean um grande mestre dos filmes épicos. para mim, eu estou dizendo para mim, filme épico deve ter pelo menos três horas de duração,  ter alguns ingredientes como romance, intrigas, aventura, e devem fazer o espectador rir e chorar copiosamente rsrsrsrs. devem ser grandiosos como a vida.

Nenhum comentário:

A sence