google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

sábado, 18 de setembro de 2010

Geração Paissandu





o Cinema Paissandu, no bairro do Flamengo, zona sul do RJ, foi o templo do cinema. o primeiro local cult. cinema de arte, filmes cabeças. formou uma geração de cinéfilos. a geração Paissandu. isso nos anos 60. se não me falha a memória.(se alguém tiver mais informações fique bem à vontade para posta-las, inclusive para me informar se o cinema fechou mesmo) com suas memoráveis e sempre lotadas sessões da meia noite de sábados. eu fui um desses que bebeu naquelas águas. conheci tudo de cinema lá. Godard, Truffaut, Rosseli, De Sicca e etcs. tudo lá. eu me lembro como se fosse hoje que todo tempo que eu frequentei o Paissandu tinha um poster anunciando um filme chamado "Au Hazard Balthazar" do Robert Bresson. eu ficava intrigado com aquele cartaz e louco para ver o filme. até que um dia anunciaram uma sessão de sábado o dito cujo. eu fui o primeiro da fila. e assisti estupefacto a história da vida do burro Balthazar. não era uma pessoa burra. era um animal mesmo. coisas do cinema. será que se encontra cópia desse filme? é uma jóia rara.

Nenhum comentário:

A sence