google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Filmes Inesquecíveis

quando vejo um filme baseado nos gregos, nas tragédias gregas, fico pensando o que eles, os autores, diriam vendo seus textos adaptados nas telas. bobagem não é? mas fazer o que? ontem mesmo, revendo "As Troianas" 1971 um show de interpretação de quatro grandes atrizes; Katherine Hepburn (Hécuba), Vanessa Redgraves (Andromaca), Genevieve Bujold (Cassandra) e Irene Papas no papel da primeira Helena morena que eu tenho notícia. pensei nisso. quantos efeitos cênicos são agregados aumentando ainda mais a força dos textos. gostaria de rever "Electra"1962, "Iphigenia" 1977, de Michael Cacoyannis para ver se ainda me causam impacto. provavelmente sim mas não foram lançados e DVD e não encontrei na net. tenho "Èdipo Rei", 1957 "Medea" 1969 de Pier Paolo Pasolini. continuam tão intactos quanto os textos que reportam. o interessante em todos esses filmes é que, embora sejam fiéis aos textos originais são cinema da melhor qualidade. sempre achei complicado a transferência para as telas de grandes obras literárias, outra grande exceção é "O Estrangeiro" 1967 de Camus extraordinariamente adaptado e dirigido por Luchino Visconti. fimado página por página. Visconti ainda fez outras adapatações geniais mas foram adaptações livres. sem compromisso total com os originais."Ossessione" 1953 baseado no livro The Postman Always Rings Twice, de James M. Cain, "Noites Brancas" 1957 baseado num conto de Fiódor Dostoiévski. "O Leopardo" 1963 baseado no romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. !Morte em Veneza" 1971 baseado no livro homónimo de Thomas Mann. "O Inocente" 1976 último filme do gênio baseado na obra de Gabriele D´Annunzio. mas eu não ia falar das adptações do teatro grego? não tem importância acabei me empolgando com as adptações e falei do expecional Visconti. todos os filmes listados são da melhor qualidade. são inesquecíveis e deixam marcas na nossa alma. eu vi tudo do Visconti aconselho a todos a fazer o mesmo. olha que eu não falei de "Vagas Estrelas da Ursa Maior" 1965 com uma Claudia Cardinale e um Jean Sorel deslumbrantes. e de "Violência e Paixão" 1974. gentes o que é o Burt Lancaster no filme? o que é aquilo? um Monstro Sagrado. e a bela Silvana Mangano (uma das atrizes prediletas do grande diretor) e ainda tem o Helmut Berger que não deixa a peteca cair.

Nenhum comentário:

A sence