google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festival de Cinema do Rio de Janeiro

Anualmente, o Festival do Rio transforma o Rio de Janeiro na capital mundial do cinema.

Uma cidade que é inspiração natural em todo o mundo recebe um grande evento espalhado em cinemas, praças da Zona Sul a Zona Norte passando pela Zona Oeste.

São duas semanas em que a cidade é tomada pelo maior evento audiovisual da América Latina, evidenciando a importância cultural e econômica do setor: estimulando a indústria, promovendo a cidade e oferecendo à população acesso ao melhor da produção cinematográfica mundial.

Mais de 300 filmes, muitos dos quais nunca chegarão ao circuito comercial, confirmam a importância do Festival do Rio e sua vocação como porta de entrada para o cinema na América Latina.

E no coração desta festa, a Première Brasil apresenta ao público e ao mercado internacional cerca de 60 filmes brasileiros inéditos, fazendo do evento a grande vitrine mundial da produção brasileira.

O Festival do Rio ocupa salas de cinema por todos os cantos da cidade, mesmo onde não há salas de cinema: é o Cinema Livre. Por meio de parceria com a RioFilme, empresa de investimento audiovisual da Prefeitura do Rio de Janeiro e maior patrocinadora do Festival do Rio pelo segundo ano consecutivo, o Festival confirma sua vocação de fomentador do acesso dos cariocasao cinema nacional, promovendo sessões públicas e gratuitas em praças, comunidades e auditórios pela cidade.

Outra função consolidada pelo Festival do Rio ao longo dos anos é a de grande plataforma de encontros de negócios para toda a área do audiovisual.

No Galpão da Cidadania – sede do festival por 15 dias – o RioMarket promove seminários, mesas redondas e encontros para discussão e desenvolvimento de projetos nas áreas de distribuição, co-produção e tecnologia, recebendo no Rio de Janeiro grandes executivos da indústria, que vem conhecer o mercado brasileiro – 9º mercado audiovisual do mundo – e encontrar novos parceiros para co-produções com o Brasil.

O Festival do Rio consegue mobilizar a população carioca e ocupar espaços públicos e privados da cidade, fazendo dessas duas semanas anuais um período no qual só se fala e pensa em uma coisa no Rio de Janeiro: CINEMA.

Uma festa como somente o público carioca sabe apreciar.
(retirado do site da Prefeitura do Rio d Janeiro)

Nenhum comentário:

A sence