google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

sábado, 18 de setembro de 2010

Cinema novo

Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional.
Surge em circunstâncias idênticas ao do movimento homónimo português, também referido como Novo Cinema.
Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveram lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema novo.
Tudo começa em 1952 com o I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro e o I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Por meio desses congressos, foram discutidas novas idéias para a produção de filmes nacionais. Uma nova temática de obras já começa a ser abordada e concluída mais adiante, por uma nova fase do cinema que se concretiza na década de 50.
Empolgados com essa onda neo-realista e frustrados com a falência dos grandes estúdios paulistas, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia, resolveram elaborar novas ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais, agora, seriam totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam.
O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Sergio,

Descobri seu blog no Rodrigo/Carioca e gostei muito virei seguidor e vou linkar você nos meus, um é só de cinema, meus endereços são http://dan-poucodetudo.blogspot.com/ e http://dan-obi-wan-vadher-dan.blogspot.com/ espero sua visita.
Há pouco tempo escrevi sobre Glauber Rocha, adoro o Cinema Novo e este cineasta em particular.

Abraços e bom final de semana.

A sence