google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rocco - Visconti - Delon

ontem finalmente terminei de ver "Rocco e seus Irmãos" 1960. o filme baixou em duas partes de uma hora e pouco cada uma. vi em dois dias. Don Luchino Visconti Barone, conde de Lonate Pozzolo, filho do duque de Modrone, e de Carla Erba, herdeira de uma fortuna feita na indústria química, nasceu em Milão em 02/11/1906 "quando a cortina do Scala subiu" costumava dizer. filho de família abastada teve uma infância privilegiada. na adolescência conviveu com diversos intelectuais e artistas de sua ápoca como o maestro Toscanini, o compositor Puccini, e o escritor D´Anunzio. quando morou em Paris conheceu a estilista Coco Chanel que o apresentou ao cineasta Jean Renoir com quem foi trabalhar num filme. a experiência fez com que se interessasse seriamente pelo cinema. nesta época, em que a Frente Popular governou em França, Visconti, que tinha sido um apoiante do fascismo, aderiu ao comunismo. vendeu jóias da familia para realizar "Ossessione" - 1942, realizado em pleno fascismo e torna Visconti um precursor do cinema neo-realista italiano. de procedência aristocrática, Visconti, tratava de problemáticas sociais e políticas em seus filmes e essa contradição freqüentemente permeou suas obras. “Rocco e seus Irmãos”, que é a história de uma família que sai da sua cidade natal em busca de melhores condições de vida e, no fim da jornada, acaba se desagregando; “O Leopardo” - 1963, que é a adaptação do romance do siciliano Giuseppe Tomassi de Lampedusa, aborda as mudanças na Sicília do Século XIX, mostrando a dificuldade de mobilidade social na Itália e ele dirigiu, ainda, “Os Deuses Malditos” - 1969, filme que retrata a decadência de uma rica família Alemã durante o nazismo. "Morte em Veneza", de 1971, a polêmica característica de sua filmografia toma ares maiores. baseado na obra de Thomas Mann, conheça a história de Gustav Aschenbach, um músico que vai passar férias no exterior e acaba vivendo uma paixão avassaladora e inesperada por um jovem adoslecente, confrontando-o com seus próprios ideais. e ainda querem que eu respeite aquela bobageira do "Brokeback Mountain" - 2005, mas nem morto. já em “O Estrangeiro” - 1967, baseado no romance de Alberto Camus o cineasta segue fielmente o texto literário. filma praticamente página por página do livro. é excepcional.eu tive a oportunidad de ver quase tudo do grande diretor. privilégio. não vi "Obsessão" "A Terra Treme" "Sedução da Carne" e "Noites Brancas" mas vi os outros onze filmes dirigidos por ele. onsidero uma boa média e além de tido já vi "Obsessão" disponivel na net e daqui a puco assisto. quanto a "Rocco" não me decepcionei. continua sendo uma obra prima. era, e continua sendo um dos meus filmes prediletos. é terno, engraçado, trágico, grandiloquente. é um momento único na história do cinema. a bissexualidade de Visconti lhe permite dar uma ambiguidade ímpar aos seus filmes. a homossexualidade presente nos filmes não é explicita. é sugerida. o expectador faz o que quer com aquela informação. falar do elenco de Rocco é chover no molhado. Alain Delon, belíssimo, para mim o homem mais bonito que ja esteve e vai estar por muito tempo nas telas é ainda um excelente ator. Renato Salvatore perfeito, Annie Girardot maravilhosa como a prostituta desiludida e dissoluta que se transforma quando encontra o verdadeiro e puro amor e se transforma novamente quando perde esse amor esta fantástica. e Katina Pachinou como a mama da um show. isso sem falar na participação especial de Claudia Cardinale estonteante. eu amo a Cardinale. breve vou contar minha acentura com ela no RJ, durante as filmagens de "Una Rosa per Tutti" - 1965. gentes eu tenho são histórias viram? mais uma vez repito eu não me proponho a ser critico de cinema. eu assisto e conto para vocês o que vi como um expectador normal. claro que anos de bastidores me da uma guçada nos qusitos de uma produção. mas Visconti é impecável tanto nos filme de época quanto neste. nos detalhes dos casacos sujos, surrados, nasa roupas poídas pelo tempo de uso. o filme é imperdível e parace que foi feito ontem. assistam. eu recomendo. e tenho dito.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá, Sergio! Eu respondi o seu comentário no Navve Guei, mas parece que vc não retornou mais lá. Então, resolvi aparecer.
Os códigos dos banners do NG estão na guia "parceria" que fica na barra horizontal. É só clicar nela e escolher um dos modelos, copiar e colar o código aqui.
Já copiei o seu e o colocarei lá, ok?
Abraços.
Junnior.

Fabrício disse...

Bom dia Sergio, queria te desejar os Parabens e Feliz Aniversário,com muitas e muitas felicidades para voce, paz, saude, sucesso e conquistas para esse proximo ano de vida.um bjo e um abraço. Parabens

Adelson (Gerenciando Blog) disse...

Olá, Sergio!

Meus parabéns pelo seu aniversário! Muitas felicidades, saúde e realizações em sua vida!

E aproveito para reforçar os parabéns pelo seu blog. É sempre uma satisfação visitá-lo.

Grande abraço!

Unknown disse...

Sérgio, meu mais novo amigo virtual. Gostaria e espero de coração que o seu dia hoje seja só de alegrias.
Elas, as alegrias, acabam nos levando a mais dias felizes.
Feliz aniversário e todos os 'esses' importantes pra você: saúde, sucesso,
sexo, satisfações, sorte e etc.
Abraços.
Junnior.

Anônimo disse...

Sérgio,feliz aniversário!Que vc realize todos seus sonhos e que seu novo blog seja SUCESSO!
Abraços.

Priscila Cardoso disse...

Sergio, feliz aniversário atrasado!!! Vale, né? Desejo tudo de maravilhoso em sua vida e espero que tenha passado o dia de ontem muito mais que especial. Abs e aguardando mais posts...

A sence