google-site-verification: google017bb71d9a9a4749.html

sábado, 9 de outubro de 2010

Os Guarda Chuvas do Amor

Cherbourg, 1964. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família: uma loja de guarda-chuvas, que é elegante mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. ele é convocado para o serviço militar, mas antes de partir Guy e Geneviève fazem amor e ela engravida. assim ela tem que escolher entre esperar pelo retorno de Guy ou aceitar uma proposta de casamento de Roland Cassard (Marc Michel), comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê como se fosse seu. ao terminar o serviço militar, Guy retorna à Cherbourg, onde se sente perdido ao saber que sua amada encontra-se casada e que já não mora mais na cidade.  quando sua tia Élise morre, ele termina se casando com Madeleine, uma bela jovem que fora enfermeira da tia. alguns anos se passam até que Geneviève e Guy se encontrem no Posto de Gasolina deste, comprado com parte da herança recebida pela morte de sua tia Élise.  é véspera de Natal e neva.  uma Mercedes para no Posto para reabastecimento.  Guy reconhece Geneviève ao lado de sua própria filha.  mas eles não têm mais nada a dizer.  o automóvel se afasta, enquanto Madeleine e seu filho, François, chegam com os braços cheios de presentes. parece bobo falando assim. parece com algum outro filme que voce ja viu. mas não é. é lindo, é terno, é romântico. para mim é a maior história de amor já contada. vi nem sei quantas vezes. ia no cinema todos os dias e via todas as sessões. saía aos prantos. não sou muito de chorar em filmes mas esse me tirava do sério. durante anos da minha vida relembrava da magnifica cena da estação de trem e repetia "Guy Je t´aime, ne me quitte pas" até hoje me lembro com carinho dessa cena. Michel Legrand mais inspirado do que nunca fez uma das suas melhores trilhas. é deslumbrante. Catherine do alto da sua beleza fria e um Nino Castelnuovo com seu olhar perdido formam  o belo casal e são inesquecíveis. mas hoje encontrei o filme na net baixei e resolvi assistir um pouco temeroso. eu tinha um amigo que me dizia sempre "não se deve mexer com o passado" e eu tenho mexido muito ultimamente. "Os Guarda Chuvas do Amor" 1964 é um filme de Jacques Demy. depois desse ainda vi "As Senhoritas de Rocheford" 1967 e "Pele de Asno" 1970 todos com Catherine sendo que As Senhoritas ainda tinha a Françoise Dorleac de brinde. e que brinde!!!  Françoise era irmã um ano mais velha de Catherine e morreu  carbonizada num grave acidente de automóvel. as duas dão show. estão maravilhosas mas nada como a magia de Os Guarda Chuvas. Parapluie é único. não é só mais um musical. é uma opereta moderna. não tem no filme nem uma cena falada. é todo cantado. do prinipio ao fim. do bom dia ao eu te amo. eu já tinha visto algumas operetas antigas mas nada parecido. claro que não é um filme para se indicar para qualquer um. nem todos os paladares vão saborear essa iguaria. então eu me reservo o direito de não indicar mas de dizer quem não viu não sabe o que esta perdendo.



Um comentário:

Luis Thiago disse...

Opa te add como parceiro.
Vlw!

A sence